segunda-feira, 17 de maio de 2010

O Jogo de Xadrez

O xadrez é um dos jogos mais populares e estimulantes do mundo, sendo praticado por milhões de pessoas em torneios (amadores e profissionais) clubes, escolas, pela internet, por correspondência e informalmente.
É um jogo que estimula a concentração, percepção, inteligência, astúcia e técnica.
O xadrez é jogado em um tabuleiro com 64 casas alternadas entre brancas e pretas, e cada peça tem seus próprios movimentos e importância. O objetivo é capturar peças adversárias dando xeque mate.
O xadrez contém 16 peças de cada lado: 8 Peões, 2 Torres,2 Cavalos, 2 Bispos, 1 Rei e 1 Rainha.
O enxadrismo foi reconhecido como esporte pelo Comitê Olímpico Internacional em 2001; tendo sua Olimpíada específica em campeonatos mundiais. Desde então o xadrez é o jogo de tabuleiro com maior número de fãs do mundo.
Por ser um jogo de estratégica etática não envolve o elemento sorte. A única exceção é o sorteio das cores no início do jogo, já que as peças brancas fazem o primeiro movimento e teria em tese uma pequena vantagem por isso.
O dia internacional do enxadrismo é comemorado todos os anos 19 de novembro, data do nascimento de José Raúl Capablanca, considerado um dos maiores enxadristas de todos os tempos e o único hispano – americano a se consagrar campeão mundial. No Brasil o 1º congresso brasileiro de cultura de xadrez, instituiu no dia 17 de agosto como dia nacional do livro de xadrez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário