sexta-feira, 21 de maio de 2010

A concepção da matemática à luz dos Parâmetros Curriculares Nacionais traz em sua essência a construção da cidadania por meio do desenvolvimento científico e de recursos tecnológicos que os cidadãos devem se apropriarem para fazerem uso dessas informações em sociedade.

O Xadrez vem nortear esse caminho para auxiliar a Matemática nos seus objetivos propostos. Através do mesmo o aluno consegue visualizar as riqueza das variantes e linhas de abertura, a criatividade do meio jogo e a lógica do final; explorando a beleza do xadrez, para o educando as jogadas desafiadora
é muito mais interessante que mesmo uma simples vitória.




Segundo Tigran Petrossian, Grande Mestre Internacional e Campeão do Mundo de 1963 a 1969:

Uma tendência notável no xadrez moderno é a predominância do elemento esportivo sobre o criativo. O fato de hoje em dia o resultado ser mais importante que o conteúdo é nossa infelicidade, uma infelicidade que o público indiscriminadamente aplaude. Eu não posso imaginar que um jogador, genuinamente amante do jogo, possa sentir prazer apenas com o número de pontos marcados, não importa quão impressionante seja o total. (PAIZES, 1974).

O Xadrez vem proporcionar aos alunos:

identificar o problema, compreender enunciados, formular questões...
formular hipóteses e prever resultados
selecionar estratégias de resolução de problemas
interpretar e criticar resultados numa situação concreta
distinguir e utilizar resultados numa situação

Em relação a Matemática

Desenvolver a capacidade de utilizar a Matemática na interpretação e intervenção no real
Aplicar conhecimentos e métodos matemáticos em situações reais, em especial em outras ares do conhecimento.

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